(11) 99225-1550 | (11) 2409-6430

Posso ir à delegacia sem advogado? Esclarecimentos sobre a importância do advogado nessa situação

Quando somos vítimas de um crime, ir até a delegacia naturalmente se torna um ato quase automático, raramente trazendo insegurança ou temor. Entretanto, quando essa ida ocorre de forma não voluntária ou sem um motivo aparente, muitas dúvidas e inseguranças podem surgir.

Se você foi chamado para ir à delegacia, talvez a primeira dúvida que surja seja quanto à necessidade do acompanhamento de um advogado. A resposta direta é que não há obrigatoriedade legal, mas contar com um advogado criminalista pode evitar muitos problemas e garantir que seus direitos sejam respeitados. Desde o conhecimento técnico sobre a investigação ou processo em curso até a sua posição naquele cenário — seja como investigado, testemunha ou outro papel considerado relevante pela autoridade policial —, a orientação jurídica é fundamental.

Um advogado especialista, qualificado e atento aos aspectos técnicos do procedimento assegura que todas as etapas sejam conduzidas corretamente.

A depender do caso, é importante ressaltar que, em algumas situações, a ida à delegacia e as especificidades do processo não ocorrem apenas para a colheita de depoimento, mas podem resultar em medidas que impactam a liberdade, como a prisão. Com um advogado ao seu lado, a proteção aos direitos fundamentais será garantida, e qualquer abuso ou violação será questionado.

Se você, algum familiar ou conhecido foi intimado para comparecer à delegacia, não hesite em buscar apoio jurídico neste momento.